segunda-feira, 17 de junho de 2013

(SA) Situação de aprendizagem conclusiva do Módulo 3, curso MGME

(SA) Situação de aprendizagem elaborada para o 9º ano do Ensino Fundamental II;
Gênero textual: Diversificado( conto, crônica, poema, notícia de jornal, artigo de opinição, etc.);
Autores: Diversificados.
Objetivos gerais:levar o aluno a diferenciar e reconhecer os diversos gêneros textuais que circulam no seu cotidiano bem como a desenvolver trabalhos coletivos a partir de gêneros.
Competências e Habilidades: ler, interpretar, produzir, selecionar informações e diferenciar um gênero textual do outro, através das suas características estruturais.
Conteúdos:  leitura , interpretação e produção de textos diversos; pesquisa direcionada; gramática contextualizada.
  Estratégias a seguir:O trabalho será elaborado, produzido , finalizado  e avaliado através de roda de leitura e em grupo com o auxílio e orientação do professor.
Recursos didáticos: Livro didático, revistas, jornais, textos retirados da internet, recursos audiovisuais, computador, dicionário da língua portuguesa;
Avaliação: Apresentação em roda de leitura para apreciação do professor e dos grupos; escolha de um dos gêneros apresentados na roda de leitura para reescrita do tema através de outro gênero textual; Discussão coletiva na roda de leitura; dramatizações;
Passos a seguir:
1º - Pedir aos alunos a leitura silenciosa de alguns textos, conto, crônica, artigo de opinião ou outro gênero qualquer, escolhidos pelo grupo de trabalho estipulado.
2º -  Realizar a troca de textos entre os grupos para apreciação coletiva dos gêneros escolhidos. Fazer a leitura compartilhada. Escolher um texto por grupo e apresentá-lo aos demais através da leitura oral e dramatizada;
3º - trabalhar o vocabulário contextualizado. Pedir aos alunos para grifarem, nos textos, todas as palavras ou expressões desconhecidas e procurá-las no dicionário; Anotá-las na ficha de leitura, que será elaborada junto com o professor e colocada na lousa para que todos a copiem no caderno e a preencham na sequência das atividades;
4º -  Realizar uma pesquisa, na internet, sobre o autor dos textos, o veículo de comunicação no qual o texto foi publicado e anotá-los nas fichas de leitura que devem conter todas essas informações; (Biografia e bibliografia)
5º - Coletar informações dos textos lidos  quanto aos gêneros,personagens, biografia, tema, ideia principal de cada texto, etc, e as relacionar entre si, para compará-las quanto aos elementos que cada um apresentou ou deixou de apresentar. Registrar todas as informações na ficha de leitura nos seus respectivos campos;
6º- Organizar uma  roda de leitura para reflexão, socialização e intervenção do professor, bem como uma autoavaliação do grupo para uma possível revisão.
7º- Durante a apresentação, o professor deve trabalhar e orientá-los quanto a gramática contextualizada, vocabulário contextualizado tais como: Os elementos da narrativa, as diferenças de uma estrutura conto e crônica, texto poético, artigo de opinião, etc.
8º Contextualizar os elementos de ligação no texto, como os conectivos, pontuação,  articuladores sintáticos, etc.
9º - Distinguir e registrar as diferenças de estrutura entre os diferentes gêneros trabalhados, em fichas individuais distribuídas aos alunos.
10º :- O grupo deverá escolher entre os textos discutidos, um para reescrita do mesmo em outro gênero textual; ex: um conto ser reescrito em poema, ou crônica, ou notícia de jornal, etc;
11º - A Avaliação seria em cima da troca de fichas e textos reescritos entre os alunos, que dariam a sua respectiva opinião à ficha e ao texto do colega, comparados aos seus. Também seria feita uma dramatização oral do texto reescrito, por um representante do grupo ou por todo o grupo que poderia ser em powerpoint ou pessoalmente.
12º- Eu, professor, ao final da apresentação de cada grupo, atribuíria uma nota pela desenvoltura de apresentação e reflexão de cada grupo quanto a observação do próprio trabalho e à do grupo dos colegas.
 Essa (SA) Situação de Aprendizagem foi elaborada por mim, Marilza Natalino Marins, a  partir da leitura dos textos estudados no Curso 1 (MGME), Presencial, sobre as práticas de linguagem e os gêneros, capacidades de linguagem, Estratégias de Ensino (Dolz & Schneuwly) e também Procedimentos, estratégias e capacidades de leitura/ teorias de leitura e letramento; Capacidades de decodificação e de compreensão, apreciação e de réplica do leitor. (Rojo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário