segunda-feira, 3 de junho de 2013

 Depoimentos sobre leitura e escrita.


REFLETINDO SOBRE EXPERIÊNCIAS E COMENTÁRIOS

Ao ler os depoimentos de experiências com leitura e escrita de Gabriel,o pensador, Gilberto Gil e Clair Feliz Regina, viajei no tempo e me lembrei de algumas experiências minhas com a escrita e a leitura. Lembro da primeira vez que tive vontade em escrever e ler, vendo meu pai fazendo projetos de construção civil e todos os desenhos daquelas casas e seus respectivos cálculos. Tive um desejo imenso em decifrar tudo que ele anotava ali e então, peguei o jornal que estava na mesa e fingi que estava lendo, olhando todas aquelas letrinhas impressas ali, naquele jornal. Já tinha 6 anos e frequentava o pré primário e não demorou muito li de verdade, pois todas as noites, quando meu pai se sentava pra fazer seus projetos, eu também me sentava e lia o jornal. Juntei tanto as letras que comecei a ler o meu nome. Meu pai e minha professora primária me ajudaram muito, saciando minhas curiosidades com explicações detalhadas e cheias de paciência. A partir desse primeiro contato com o mundo das letras, li tudo o que aparecia pela frente. Adorava ver minha mãe cozinhando e queria aprender, ela não me deixava chegar perto do fogão, então, arrumei um jeito em permanecer ali na cozinha, aprendendo de longe, observando, foi aí que resolvi fazer um caderno de receitas, anotando tudo o que ela fazia de gostoso. Tenho esse caderno até hoje e ainda anoto  receitas nele, somente aquelas testadas e aprovadas. Aprendi a cozinhar bem, pois quando estava com 10 anos, minha mãe já me deixava fazer algumas receitas do caderno, com a sua presença junto a mim, principalmente quando acendia o forno. Já na adolescência, me apaixonei por poemas. Lia todas as poesias que encontrava na biblioteca da escola e, como todo adolescente, comecei a sentir necessidade em me expressar, desabafar minha angústias, paixões, revoltas, decepções, etc. Foi aí que comecei a tomar gosto pela produção de poemas. Fiz um caderno de poesias e os lia, a cada sentimento revelado, os escrevia naquele caderno como se estivesse, realmente os declamando a alguém. Ler, pra mim, é viajar por lugares antes nunca viajado, é conhecer o mundo e as pessoas mesmo antes de os conhecer, é expressar o que há de mais valioso dentro de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário