domingo, 23 de junho de 2013

AUTORA:     Romilda da Cruz Santos _   8ª A

            ADOTANDO UMA VIDA SAUDÁVEL

Cara amiga,

      Todos nós sabemos que se alimentar corretamente é ter uma vida longa e saudável, mas muitas pessoas não sabem como fazer isso, e os resultados da má alimentação, realmente, são drásticos.
      Bom, há milhares de alimentos variáveis de tamanhos, cores, sabores diferente..., podemos nos divertir fazendo receitas culinárias, criando pratos saborosos, para isso, só temos que saber que tipo de alimento tem mais nutrientes.
      As frutas como laranja, manga, mamão, abacate são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Você sabia que na maçã há mais de 12 nutrientes que previnem o câncer e todos estão na casca? E que a manga, além de deixar a pele mais bonita e macia, ainda ajuda a prevenir o envelhecimento?? E frutas como banana, morango é bom para amenizar o inchaço, reter líquidos e eliminar os fluxos menstruais naqueles dias terríveis da menstruação??? E outros, como o abacaxi, melancia, que ajuda a limpar o nosso estômago??
      As carnes, principalmente as vermelhas, leite, ovos e derivados do leite, peixe são ricos em proteínas e nós devemos consumir diariamente, pois sua falta pode causar doenças como osteoporose (falta de cálcio, ossos fracos),anemia, entre outros.

      Mas devemos ficar de olho na quantidade de alimentos que consumimos, principalmente aqueles que tem alta porcentagem de gorduras, carboidratos e lipídios, tipo: pães, massas (macarrão, pizza, tortas), refrigerantes, salgados, entre outros, pois além de engordar, não fazem bem para a saúde se consumidos em excesso.
      Não devemos  nos esquecer de olhar sempre a data de validade, comprar quantidade necessária para o consumo e sempre procurar saber a origem do produto, optar pelos produtos frescos e da agrícola, assim evitamos o desperdício.
      Não esqueça, minha amiga, uma alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos diariamente, evita a obesidade e contribui para uma vida melhor e muito mais feliz.
             
                                                                             Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário