domingo, 9 de junho de 2013

Construção de aprendizagem com foco em leitura.

 O texto "Avestruz"  de  Mário Prata, é uma crônica e podemos utilizar esse gênero em sala de aula trabalhando-o com o aluno seguindo alguns passos:
1- Leitura compartilhada;
2- Explorar o conhecimento prévio sobre o tema, avestruz, a ave;
3-Fazer a interdisciplinaridade com ciências por exemplo;
4-Usando a mídia para pesquisa em Blogs, enciclopédias virtuais, sobre o animal comparado ao boi, citado no texto, quanto ao habitat natural do avestruz e dos demais animais citados como forma de compará-los;
5-Contextualizar e trabalhar o sentido denotativo e conotativo da s palavras, como pescoço, por exemplo;
6-Uso do dicionário;
7-Interpretação oral do texto;
8- pesquisa sobre TPM, para casa.
9- transformar o gênero crônica em poema através da produção do gênero poético sobre o avestruz;
falar sobre os elementos da narrativa presentes na crônica;
10-Roda de leitura com cada um lendo o poema produzido;
programar um passeio pedagógico ao zoológico- pesquisa de campo- para conhecer e analisar o avestruz.

2 comentários:

  1. Boas dicas, Marilza. Estou tentada a usá-las.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joana!

    Coloque-as em prática sim, são bem legais e os alunos gostam. Obrigada pelo comentário.


    Abraços

    ResponderExcluir