O texto "Avestruz" de Mário Prata, é uma crônica e podemos utilizar esse gênero em sala de aula trabalhando-o com o aluno seguindo alguns passos:
1- Leitura compartilhada;
2- Explorar o conhecimento prévio sobre o tema, avestruz, a ave;
3-Fazer a interdisciplinaridade com ciências por exemplo;
4-Usando a mídia para pesquisa em Blogs, enciclopédias virtuais, sobre o animal comparado ao boi, citado no texto, quanto ao habitat natural do avestruz e dos demais animais citados como forma de compará-los;
5-Contextualizar e trabalhar o sentido denotativo e conotativo da s palavras, como pescoço, por exemplo;
6-Uso do dicionário;
7-Interpretação oral do texto;
8- pesquisa sobre TPM, para casa.
9- transformar o gênero crônica em poema através da produção do gênero poético sobre o avestruz;
falar sobre os elementos da narrativa presentes na crônica;
10-Roda de leitura com cada um lendo o poema produzido;
programar um passeio pedagógico ao zoológico- pesquisa de campo- para conhecer e analisar o avestruz.
Este blog, "Viajando na leitura", foi criado por mim, Marilza Natalino Marins, e pertence ao grupo 5, turma 193. Faz parte de um trabalho do curso (MGME), da SEE. Nele você poderá visualizar relatos de leitura e escrita meus e do grupo e mais alguns links relacionados a Gêneros textuais diversos, tais como: redações de alunos, dicas, modelos de atividades relacionadas à leitura, escrita e gramática contextualizada, receitas culinária, poemas, etc. Apreciem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boas dicas, Marilza. Estou tentada a usá-las.
ResponderExcluirAbraços
Olá, Joana!
ResponderExcluirColoque-as em prática sim, são bem legais e os alunos gostam. Obrigada pelo comentário.
Abraços